quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A melhor carta

De todas a cartas recebidas, esta foi a escolhida para representar o Agrupamento no concurso "A melhor carta", dinamizado pelos CTT em parceria com o PNL.


Lisboa, 15 de Fevereiro de 2011

Ex. Senhores.

Olá, eu sou uma árvore e estou a escrever-vos porque resolvi responder a um desafio que me fizeram recentemente. Querem saber qual é? Eu digo-vos. Pediram-me que escrevesse uma carta, onde explicasse porque é importante proteger a floresta. Ora, eu que sou uma árvore pensei na melhor forma de o fazer e depois de muito reflectir, achei que deveria começar pelo início. Sendo um ser vivo, habito um local muito especial para mim e para as minhas companheiras. Vivo numa floresta e neste momento estou muito preocupada e triste com a humanidade em geral, porque todos os dias vejo muitas árvores, que são minhas amigas, a serem cortadas ou queimadas. Muitas estão a morrer. É muito triste ver que estão a destruir um dos bens mais preciosos do nosso Planeta: as áreas florestais. Por favor, ajudem as árvores, pois há muitas razões para nos manterem vivas.
Em primeiro lugar, nós, as árvores, damos a todos oxigénio para viverem. Sim, nós absorvemos dióxido de carbono e libertamos, através das nossas folhas, oxigénio, indispensável à sobrevivência de qualquer ser vivo. Logo, ao cortarem as florestas estão a destruir quer o ar que respiram, quer o habitat das várias espécies de animais que não só precisam do oxigénio para sobreviver, mas também necessitam de nós para se alimentarem e viverem. Eles comem os nossos frutos e/ou as nossas folhas, aproveitando também os nossos ramos para dormir e se protegerem dos perigos que existem na floresta como, por exemplo, os outros animais que os querem comer ou os caçadores que os querem caçar para os vender no mercado negro. Por isso é que nesta altura muitas espécies também estão em risco de extinção. Temos de fazer qualquer coisa para que esta situação não piore.
Em segundo lugar, se nos cortarem todas ou se nos incendiarem como acontece durante a época quente do ano, mais conhecida como Verão, como vos disse anteriormente, o oxigénio deixa de existir e muito provavelmente o planeta e quem o “possui” morre.
Em terceiro lugar, nós servimos para entretenimento, uma vez que as pessoas se podem divertir ao tentar subir pelos nossos ramos ou podem pendurar baloiços neles para brincarem com as crianças...
Em quarto lugar, nós embelezamos o vosso planeta, damos-lhe uma cor verde, uma cor de esperança e de vitalidade, que é necessária para o seu equilíbrio e desenvolvimento.
Em quinto lugar, nós damos frutos para as pessoas comerem e a fruta é um dos bens essenciais que todos devemos ter o prazer de saborear e partilhar com as nossas gerações futuras. Estas gerações que virão no futuro também irão querer comer os nossos alimentos, respirar ar puro, dar um passeio pelos caminhos de uma floresta e temos de a proteger para que isso se possa concretizar.
Enfim, como vêem têm muitos motivos para preservar as árvores. Por isso me despeço, com a esperança de ter um futuro bem melhor do que o presente. Assim sendo, espero que nos dêem valor e nos protejam!

Um abraço para todos.
Árvore

P.S.- Tratem bem as árvores.
Trabalho realizado por: Abigail Diogo, n.º1, 6.ºE
....
A Coordenadora do PNL agradece, mais uma vez, a colaboração de todos os professores e participação dos alunos neste tipo de actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário